domingo, 12 de setembro de 2010

Importância do Blog

Importância de ter um Blog


Um blog é uma espécie de diário eletrônico interativo através das quais pessoas podem expor suas idéias e comunicar suas opiniões pela Web. Encontra-se na Web diversos tipos de blogs como, por exemplo:

- Diários pessoais,

- Blogs de empresas,

- Blogs de famílias,

- Blogs de análises e comentários, revisões ou comentários de produtos, ou mesmo aqueles que contêm vários de tipos de mídias (fotos, músicas e filmes).

Importante observar que hoje em dia, mais de 10% dos usuários da Internet têm ou já tiveram blogs e que mais de 1/3 dos usuários da Internet lêem blogs. O que isso significa?

Atualmente, o blog constitui mais uma ferramenta de informação e comunicação. Ele já é considerado um novo paradigma de aquisição e disseminação da informação, servindo como alternativa a mídia tradicional. Além disso, é uma ferramenta interativa ao permitir comentários e a interação entre aqueles que comentam, tornando-se assim numa ‘rede social’, uma blogosfera, onde esforços colaborativos interagem, aumentando o efeito da rede.

O blog é uma página da web atualizada freqüentemente. De forma cronológica o “blogueiro” insere sua postagem relatando o que fez de interessante em seu dia, escreve poesias, insere músicas enfim, tudo o que a imaginação do autor permitir, desde que seja coerente ao tipo de blog que você tenha. Ao fazer uso de um blog o autor expõe a necessidade de compartilhar com os outros suas descobertas e também si próprio, pois através de suas postagens e do script do seu blog é possível, mesmo sem conhecê-lo, estabelecer o seu perfil.

Uma grande empresa na sociedade moderna para se destacar das demais tem que ter o melhor produto, ser bem administrada e também ter uma comunicação eficiente e eficaz. Para alcançar e fidelizar um novo cliente, a organização deve ter uma comunicação dirigida e que alcance seu consumidor, além de também ter uma comunicação com o seu público – interno.Para realizar essa comunicação integrada e eficaz a empresa deve encontrar os meios mais adequados para passar a sua mensagem de forma rápida e que seja compreendida da maneira que empresa quis passar, atingindo os seus públicos.

Os blogs permitem uma linguagem mais solta e informal criando uma interação melhor entre o mercado e o que a empresa quer comunicar. Cria maior personalidade na comunicação diminuindo o abismo entre a empresa e o cliente. O que as empresas ainda não perceberam é que diminuir o abismo é muito bom para o negócio e para as vendas. Tanto é que todo o esforço de marketing das empresas é justamente para trazer o cliente para perto. Pode ser utilizada para alavancar uma comunicação eficiente entre a empresa/colaboradores e os cliente/fornecedores. Um blog corporativo não deve ser tratado só como um canal de relações públicas e imprensa, mas também como uma ferramenta de marketing e relacionamento e deve ser considerada no planejamento de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário