quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jornais Eletronicos

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Mídia Digital - Trabalhos Acadêm


Jornais eletrônicos do Brasil: a primeira geração / De Telma Johnson

Jornais eletrônicos do Brasil: a primeira geração
Autora:
Telma Sueli Pinto Johnson, doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Ciências da Comunicação pela Southern Illinois University (EUA) e professora substituta do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Este trabalho, síntese de minha dissertação intitulada “Brazil’s electronic newspapers: the first generation”, foi traduzido e re-editado para o Grupo de Trabalho da História da Mídia Digital, do IV Encontro da Rede Alfredo de Carvalho, em maio/junho de 2006, São Luiz (MA).
Resumo:
O estudo combinou a teoria da difusão de inovações com a teoria do gatekeeping para explorar a primeira geração dos jornais diários brasileiros em operação na Internet. Foi examinada a diferença entre a versão eletrônica e a versão impressa de 18 jornais em termos de tipo e quantidade de conteúdo. Um instrumento de survey foi elaborado para coletar informações sobre as opiniões, atitudes e expectativas dos editores eletrônicos em cargo de chefia – os gatekeepers eletrônicos no Brasil.Os resultados, que datam de 1997, mostraram que os diários brasileiros começaram a operar na Internet por impulso, sem a identificação de uma real necessidade ou propósito distinto para o novo negócio eletrônico. Além disso, os jornais eletrônicos tinham como alvo a mesma audiência do jornal impresso – as classes média e alta. A preocupação editorial dos gatekeepers era fazer do novo meio uma versão mais ampla, em tempo real, do jornal impresso. A promessa era criar um produto com o imediatismo da TV e do rádio e toda a profundidade do jornal, mais atrativo e conveniente para as classes média e alta do que os jornais impressos. A fórmula, para os primeiros gatekeepers eletrônicos, não colocaria em risco a versão tradicional dos seus jornais impressos.
Clique aqui para ter acesso ao artigo na íntegra.
Fonte: Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação - bocc



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